Abidjan, 24 maio (Xinhua) -- O chanceler chinês, Wang Yi, disse na segunda-feira que o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, destacou a importancia das rela??es do seu país com a China, pedindo que Seul tome medidas concretas para "tirar o espinho" dos seus la?os com Beijing.
Wang fez a declara??o em uma entrevista coletiva durante a visita que está realizando à Costa do Marfim, na áfrica Ocidental.
Pouco depois de ser eleito neste mês, Moon Jae-in mandou seu enviado especial Lee Hae-chan, membro da Assembleia Nacional e ex-primeiro ministro, visitar a China.
Segundo Wang, a viagem de Lee reflete a importancia que o presidente sul-coreano atribui à China e também sua vontade de melhorar as rela??es bilaterais.
"Tomamos conhecimento de que o novo governo sul-coreano tem feito mudan?as em sua política em rela??o à China e que sua atitude para conosco também é diferente da de sua predecessora", apontou Wang.
Segundo o ministro, o governo liderado por Moon, em vez de evitar os problemas dos la?os bilaterais, mostrou vontade de confrontá-los com honestidade, de entender as preocupa??es de Beijing quanto aos seus interesses legítimos, e de atuar para resolver o assunto do desdobramento do escudo antimísseis americano THAAD em território sul-coreano.
Pedindo pela solu??o da quest?o, Wang disse que a China deseja que a República da Coreia tome medidas concretas para eliminar os obstáculos das suas rela??es bilaterais.