Beijing, 28 jul (Xinhua) -- O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, se reuniu na quinta-feira com Margaret Chan, que se aposentou do cargo de diretora-geral da Organiza??o Mundial da Saúde (OMS) em junho.
Ao elogiar seu trabalho na OMS, Li disse que Chan estava comprometida em manter a seguran?a sanitária global e lidar com grandes incidentes de emergência de saúde pública como a epidemia de Ebola.
"Você promoveu o desenvolvimento do sistema de saúde nos membros da OMS, especialmente nos países em desenvolvimento, e também deu conselhos e apoio à reforma médica da China", afirmou Li.
Ele indicou que a China fez grandes esfor?os para abordar a reforma de saúde e tentou fornecer saúde básica a todo o povo.
A China construiu a maior rede de saúde básica no mundo, abrangendo 98% da popula??o chinesa, ou mais de 1,3 milh?o de pessoas, e está promovendo práticas bem-sucedidas, segundo o primeiro-ministro.
Li apontou que a China está disposta a aumentar os intercambios com a OMS e outros parceiros internacionais para implementar a Agenda 2030 da ONU de Desenvolvimento Sustentável.
Chan agradeceu o apoio de longo prazo do governo chinês ao trabalho da OMS e disse que a reforma de saúde da China ofereceu boas referências à muitos países.
Chan assinalou que usará sua especialidade para contribuir mais com a reforma de saúde da China e intercambios internacionais nesse respeito.