Beijing, 25 ago (Xinhua) -- Gao Feng, porta-voz do Ministério do Comércio da China, disse na quinta-feira que a índia deve seguir as regras da Organiza??o Mundial do Comércio (OMC) e evitar o abuso de medidas de remédio comercial.
"A índia sempre foi uma usuária ativas das medidas antidumping como membro da OMC", disse Gao em uma coletiva de imprensa.
Desde 1994, a índia realizou 212 investiga??es antidumping contra os produtos chineses, 13 delas iniciadas neste ano. O país tem atualmente 93 medidas antidumping contra a China, disse Gao.
"A China está muito preocupada com a tendência da índia de investiga??es frequentes e pede que a índia utilize as medidas de remédio comercial de maneira prudente e moderada", acrescentou Gao.
A China protejará firmemente os direitos e interesses legítimos das empresas chinesas e apoiará seus esfor?os para responder aos casos, assinalou o porta-voz chinês.
"A China e a índia, como na??es do BRICS e grandes países em desenvolvimento, devem trabalhar juntas para defender o mecanismo de comércio multilateral livre e aberto", indicou Gao.
O BRICS é um bloco de mercados emergentes que inclui Brasil, Rússia, índia, China e áfrica do Sul. Os líderes dos cinco países v?o reunir-se no início de setembro em Xiamen, na Província de Fujian, sudeste da China.
A China quer fazer esfor?os conjuntos com a índia para construir uma plataforma para o diálogo industrial e negocia??es que resolvam as fric??es comerciais e conseguir resultados de benefício mútuo, disse Gao.