Shijiazhuang, 17 out (Xinhua) -- Yuan Longping, renomado pesquisador chinês conhecido como o pai do arroz híbrido, estabeleceu um novo recorde mundial.
Um projeto de arroz híbrido liderado por Yuan na Província de Hebei, norte da China, alcan?ou uma produtividade de 1.149,02 quilos por mu (cerca de 0,07 hectare), ou seja, 17,2 toneladas por hectare, informaram as autoridades locais na segunda-feira.
A equipe de Yuan cultivou o "Xiang Liangyou 900" em um campo experimental de 100 mu no distrito de Yongnian, município de Handan. Organizados pelo departamento provincial de ciência e tecnologia, eles selecionaram aleatoriamente três terrenos no campo e supervisionaram a colheita no domingo, disse um funcionário do departamento.
Um total de 3.591,84 quilos de arroz foi colhido nos terrenos que somam 3,126 mu, o que estabeleceu o novo recorde mundial em 1.149,02 quilos de arroz por mu, disse o funcionário.
Segundo um operário do campo, a boa gest?o, incluindo mais irriga??o e elimina??o de ervas, contribuiu para o alto rendimento.
No ano passado, os cultivos renderam até 1.082,1 e 1.088 quilos por mu em dois projetos de Yuan, em Hebei e Yunnan, respectivamente. Ambos quebraram os recordes mundiais anteriores, sendo o mais alto rendimento nas áreas de latitude alta.
Outro novo recorde mundial, de produ??o de arroz de duas safras, também foi estabelecido em Guangdong (sul) no ano passado, que alcan?ou um rendimento anual de 1.537,78 quilos de arroz por mu.
Yuan come?ou a pesquisa teórica cerca de 50 anos atrás e tem estabelecido seguidos novos recordes de produtividade do arroz híbrido.
Cerca de 65% dos chineses comem arroz como alimento básico.