Um tipo de monotrilho suspenso, impulsionado a baterias de lítio, está prestes a ficar operacional, de acordo com o seu fabricante, na província de Sichuan, no oeste da China.
O Zhongtang Sky Railway Group, sediado em Chengdu, capital da província de Sichuan, desenvolveu o trem juntamente com empresas estatais em 2016.
O trem suspenso já realizou mais de 18 mil quil?metros de opera??es experimentais, disse Tang Tong, presidente da companhia.
De acordo com o dirigente, a empresa está compilando um padr?o técnico e ultimando os preparativos para o uso comercial no futuro próximo.
Na segunda-feira, uma delega??o do Camboja visitou Chengdu. Seang Bunleang, um membro da delega??o, afirmou que espera que este novo modelo de transporte possa ser exportado para Phenom Penh.
Tang referiu que está trabalhando com os parceiros cambojanos para a exporta??o deste produto. Representantes dos Estados Unidos e Itália demonstraram também interesse pela coopera??o no ambito deste projeto.
O trem suspenso, operado a cinco metros acima do solo, pode circular a uma velocidade de até 65 kms por hora. Ele consiste numa boa op??o de transporte, capaz de ajudar a aliviar o engarrafamento do transito e a polui??o nas áreas de preserva??o da natureza.