Nanjing, 15 mar (Xinhua) -- Um grupo de defesa do consumidor retirou um processo de interesse público contra o Baidu, após o gigante chinês de tecnologia remover as fun??es de "bisbilhotice" dos seus aplicativos.
O Tribunal Popular Intermediário de Nanjing, na Província de Jiangsu, leste do país, aceitou uma acusa??o contra a companhia apresentada em janeiro pelo comitê provincial de defesa do consumidor.
O comitê acusou a Beijing Baidu Netcom Science and Technology Ltd. de ignorar a instru??o de apagar algumas fun??es dos aplicativos Baidu Mobile e Baidu Browser que monitoram os contatos e atividade dos usuários.
Ele come?ou uma investiga??o em julho do ano passado sobre 27 desenvolvedoras de aplicativos por "espionar". As outras 26 tomaram medidas para remover ou otimizar fun??es, para seguir as instru??es do comitê.
Os aplicativos do tipo violam os direitos dos consumidores ao vazar informa??o pessoal, sempre resultando diretamente em chamadas de telemarketing e fraudes de telecomunica??es, explicou o comitê.
O grupo disse na quinta-feira que o Baidu lan?ou o aplicativo modificado em fevereiro e que por isso retirou a acusa??o depois da remo??o das fun??es impróprias.
Esta quinta-feira marca o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, também conhecido como "3.15" na China. Os grupos defensores chineses lan?am campanhas anuais neste dia para aumentar a aten??o sobre o assunto.