Beijing, 18 set (Xinhua) -- A China pediu à Suécia que garanta a seguran?a e os direitos legítimos dos turistas chineses, disse o porta-voz do Ministério das Rela??es Exteriores Geng Shuang nesta segunda-feira.
"Na madrugada do dia 2 de setembro, três turistas chineses, incluindo dois idosos, foram brutalmente tratados pela polícia local nos arredores de Estocolmo", disse Geng em uma entrevista coletiva.
"A Embaixada da China na Suécia e o Ministério das Rela??es Exteriores da China apresentaram sucessivamente representa??es com o lado sueco, solicitando que o lado sueco realizasse uma investiga??o completa, respondesse ao apelo razoável dos turistas chineses de forma oportuna e informasse o lado chinês o mais breve que possível", disse.
"Até o momento, o lado chinês n?o recebeu nenhuma atualiza??o sobre a investiga??o do lado sueco, nem nenhuma resposta da polícia sueca à demanda da embaixada chinesa por uma comunica??o face a face", assinalou Geng.
"Isso n?o está de acordo com práticas comuns diplomáticas e internacionais", disse Geng. "Pedimos que o lado sueco dê importancia à preocupa??o do lado chinês e tome medidas concretas para garantir a seguran?a e os direitos legítimos dos turistas chineses."