Beijing, 24 dez (Xinhua) -- O exame de sele??o para cursos de pós-gradua??o encerrado nesta segunda-feira atraiu 2,9 milh?es de candidatos desde sábado, um recorde em 40 anos.
Foram 520 mil candidatos a mais em compara??o com o ano passado, um aumento de 21,8%. Quase metade já concluiu o curso de gradua??o, e a outra metade deve se formar em 2019, mostrou um relatório divulgado pela China Education Online, www.eol.cn.
Em 1978, o país retomou o vestibular para pós-gradua??o após uma suspens?o de 12 anos, admitindo 10.708 alunos.
No ano passado, as matrículas ultrapassaram 806 mil, 74 vezes mais que em 1978, disse o relatório, acrescentando que o número continua a subir, já que os programas de pós-gradua??o em tempo parcial foram incorporados ao sistema nacional de exames de admiss?o em 2017.
Algumas universidades de prestígio expandiram as vagas de pós-gradua??o desde que a China iniciou um projeto em 2017 para elevar 42 institui??es de ensino superior a um nível de classe mundial.
Vinte e oito das 42 universidades aumentaram as vagas para 2019, entre elas a Universidade Fudan, que receberá 700 alunos a mais que no ano anterior.
Ser um candidato mais competitivo no mercado de emprego é o principal motivo dos alunos de pós-gradua??o, observou o relatório.
"As pessoas dizem que aprofundamos nossos estudos porque n?o queremos trabalhar. Na verdade, o que queremos é um trabalho mais ideal", disse Lu Ying, pós-graduado em ciência de computa??o em uma universidade de Hebei, onde entrou após fazer a prova duas vezes.
![]() |