Lisboa, 21 dez (Xinhua) -- Os protestos dos "coletes amarelos" em Lisboa, capital portuguesa, e diversas outras cidades do país terminaram na sexta-feira com baixa participa??o e três deten??es.
Os manifestantes come?aram a afluir para a pra?a Marquês de Pombal, no centro de Lisboa, na hora do rush da manh?, mas n?o conseguíram bloquear o tráfego. Os protestos terminaram a noite com três deten??es e nenhuma violência.
Os protestos, inspirados pelo movimento em Paris, também aconteceram nas cidades do Porto, Braga e Coimbra, no norte do país.
Os manifestantes exigiram que o governo socialista liderado pelo primeiro-ministro António Costa reduzisse os impostos e os pre?os de combustíveis, elevasse os subsídios desemprego e aumentasse o salário mínimo para 700 euros.
O governo português aprovou na quinta-feira o aumento do salário mínimo do país para 600 euros a partir de 1o de janeiro de 2019.
O governo socialista tomou a posse em novembro de 2015 e elevou anualmente o salário mínimo dos 505 euros em 2015 para 580 euros em 2018.