Beijing, 31 mai (Xinhua) -- Se a China e os Estados Unidos podem ou n?o avan?ar nas suas negocia??es comerciais depende, no geral, da atitude e sinceridade dos Estados Unidos, disse na quinta-feira Gao Feng, porta-voz do Ministério do Comércio da China.
As consultas só poder?o continuar com base em igualdade e respeito mútuo, disse ele em uma coletiva de imprensa.
A prática err?nea dos Estados Unidos de escalarem as fric??es comerciais e ampliá-las para outras áreas danificou seriamente a base e a atmosfera das consultas, disse Gao, observando que "a responsabilidade reside completamente no lado americano."
Sobre as observa??es recentes feitas pelos Estados Unidos sobre as negocia??es, Gao disse que as informa??es do lado americano têm sido inconsistentes, o que colocou em dúvida sua sinceridade.
Gao indicou que a China sempre acreditou que a coopera??o é a única escolha correta para a China e os Estados Unidos.
Existem princípios para a coopera??o e uma linha limite para as consultas, afirmou.
"O lado chinês jamais aceitará qualquer acordo que prejudique a soberania e dignidade nacional. A China jamais cederá nos importantes assuntos que envolvem os princípios", explicou o porta-voz.
Se quiserem chegar a um acordo, os Estados Unidos precisam mostrar sinceridade, lidar adequadamente com as preocupa??es essenciais apresentadas pelo lado chinês e continuar as consultas com base na igualdade e respeito mútuo, disse Gao.