Beijing, 30 set (Xinhua) -- O Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) anunciou nesta segunda-feira que o índice de Gerente de Compras (PMI) do setor manufatureiro da China aumentou para 49,8 em setembro, ante os 49,5 em agosto.
Uma leitura acima de 50 indica expans?o, enquanto abaixo, contra??o.
Os dados divulgados mostram que a produ??o manufatureira e a demanda do mercado registraram expans?o, avalia Zhao Qinghe, estatístico sênior do DNE.
O subíndice para a produ??o subiu a 52,3 em setembro, enquanto o para as novas encomendas subiu de 49,7 para 50,5, sinalizando atividades de produ??o mais rápidas e aumento de ordens.
A leitura também mostra que a moderniza??o industrial continuou em ritmo acelerado, com o setor de manufatura de alta tecnologia mantendo expans?o rápida, destaca Zhao.
Além disso, o sentimento do mercado aqueceu à medida que a sub-leitura para expectativa de negócios aumentou para 54,4 em setembro, o mais alto no terceiro trimestre, aponta ele.
Os dados desta segunda-feira também mostram que o PMI composto da China levemente expandiu de 53 a 53,1, indicando uma expans?o estável de negócios.