O Brasil adicionou 30.476 novos casos de Covid-19 no domingo (28), com um total de 1.344.143 casos confirmados e 552 novas mortes, tendo ao todo 57.622 mortes e um total de 733.848 pacientes recuperados, segundo dados estatísticos epidêmicos no Brasil apresentados no site do Ministério da Saúde do Brasil.
Com a abertura de atividades comerciais em todo o país, a dissemina??o do novo coronavírus também está se acelerando. Na semana passada, o número de diagnósticos confirmados e óbitos devido à Covid-19 no Brasil aumentaram 23,6% e 13,7%, respectivamente.
Depois de um período de quarentena de mais de 100 dias devido à epidemia, no sábado (27) as lojas do Rio de Janeiro reabriram seus negócios pela primeira vez. Nesse dia, 19 lojas foram fechadas devido à viola??o dos regulamentos de preven??o de epidemias.
Segundo relatos da mídia brasileira, durante a epidemia, houve pelo menos 79 reclama??es contra a equipe médica, distribuindo notícias falsas sobre a pneumonia causada pelo novo coronavírus.
O conteúdo das notícias falsas inclui a promo??o falsa de terapias milagrosas para a pneumonia causada pelo novo coronavírus, o exagero da eficácia da cloroquina e outras drogas e o aviso ao público de que o uso de máscaras é prejudicial à saúde.
Especialistas em saúde pública de vários países e regi?es organizaram em maio uma campanha pedindo a??es para combater informa??es falsas sobre a pneumonia causada pelo novo coronavírus publicadas na Internet.
O presidente da Comiss?o Médica Federal do Brasil disse que, se o público encontrar informa??es falsas sobre a Covid-19, poderá registrar uma queixa nos comitês médicos dos estados, e os comitês médicos estaduais dever?o investigar as queixas.