Os Estados Unidos testemunharam mais mortes de Covid-19 em dezembro do que em qualquer outro mês desde o início da pandemia, de acordo com um relatório mais recente do Projeto de Rastreamento de Covid.
"O mês de dezembro já é o mais mortal desde o início da pandemia nos Estados Unidos", segundo um relatório semanal do projeto de rastreamento.
O relatório veio em um momento em que o país continua registrando picos de casos, mortes e hospitaliza??es em todo o país.
O total de mortes por Covid-19 em dezembro era de 63.526 no sábado, com uma média de 2.219 mortes diárias em sete dias, de acordo com o projeto de rastreamento. Atualmente, existem mais de 117.300 pessoas hospitalizadas com Covid-19.
As lacunas e atrasos nos relatórios de feriados de Natal e Ano Novo podem obscurecer a realidade dos surtos do país, e especialistas em saúde pública alertaram sobre outra onda de casos, mortes e hospitaliza??es se a popula??o em geral n?o seguir estritamente o distanciamento social e outras medidas de controle.
Os Centros de Controle e Preven??o de Doen?as dos EUA (CDC) pediram à popula??o que evitasse viagens e ficasse em casa durante o feriado de Natal, para conter a propaga??o do vírus.
"Viajar pode aumentar sua chance de espalhar e contrair Covid-19. O CDC continua recomendando o adiamento de viagens e ficar em casa, pois esta é a melhor maneira de proteger a si e aos outros este ano", afirmou o CDC em seu último comunicado.
A forma mais segura de comemorar as férias de inverno é ficar em casa com as pessoas que moram com você, acrescentou.
"Organize uma refei??o virtual de férias com amigos e familiares, reúna-se para uma troca virtual de presentes, decore sua casa ou fa?a artesanato festivo", afirmou o CDC.
Os Estados Unidos registraram quase 19,1 milh?es de casos com mais de 332.800 mortes relacionadas na tarde de domingo, de acordo com a contagem em tempo real feita pela Universidade Johns Hopkins.