Cientistas suspeitam que o polietilenoglicol, também conhecido como PEG, pode causar rea??es alérgicas à vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa americana Pfizer e pela empresa alem? BioNTech, noticiou a imprensa.
Os Centros de Controle e Preven??o de Doen?as dos EUA identificaram seis relatos de anafilaxia no país, das 272.001 doses administradas até 19 de dezembro.
O PEG "é encontrado em outros medicamentos e é conhecido por desencadear anafilaxia em raras ocasi?es", de acordo com um artigo recente do The Wall Street Journal (WSJ).
"Embora eu ache que estamos apenas especulando aqui... sabe-se que um dos componentes presentes em ambas as vacinas - o polietilenoglicol - pode estar associado, excepcionalmente, a rea??es alérgicas", disse Peter Marks, diretor do Centro de Avalia??o e Pesquisa Biológicas da Food and Drug Administration (FDA), durante uma coletiva de imprensa, conforme citado pelo WSJ.
"O que estamos aprendendo agora é que essas rea??es alérgicas podem ser um pouco mais comuns do que as altamente incomuns que pensávamos que eram, porque as pessoas realmente s?o expostas ao polietilenoglicol em várias formula??es farmacêuticas", disse.
A Pfizer afirmou em uma declara??o que "irá monitorar de perto todos os relatos sugestivos de rea??es alérgicas graves após a vacina??o".