Ma Xiaoguang, porta-voz do Departamento dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado, pediu nesta quinta-feira aos Estados Unidos que cuidem bem de suas próprias quest?es internas de direitos humanos.
Ele fez as observa??es em resposta a uma pergunta sobre o relatório anual do país sobre o tema, segundo o qual a parte continental da China tentou influenciar os meios de comunica??o de Taiwan "através da press?o sobre interesses comerciais".
Ma lembrou que o porta-voz do Ministério das Rela??es Exteriores refutou o relatório, apontando que a acusa??o foi maliciosamente inventada sem nenhuma considera??o pela verdade.
Por interesse próprio, a autoridade do Partido Democrata Progressista (PDP) de Taiwan há muito vem manipulando os meios de comunica??o, empregando apoiadores na internet, reprimindo dissidentes, suprimindo opini?es e enganando as pessoas com mentiras fabricadas, acusou Ma.
No entanto, os Estados Unidos, com o propósito de manipular a autoridade do PDP, fecharam os olhos para a suspeita generalizada e a forte condena??o de todas as esferas da vida da sociedade de Taiwan em rela??o aos atos desprezíveis do PDP, acrescentou.
Além disso, o lado dos EUA distorceu fatos e acusou a China, o que exp?s suas táticas desajeitadas e tentativas odiosas, bem como o negócio político sujo por trás de seu conluio com Taiwan, disse Ma.