O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, pediu nesta segunda-feira "um esfor?o nacional de todos" para se evitar um recuo no início da segunda fase do programa de reabertura progressiva do país.
O chefe de Estado visitou uma escola em Lisboa para celebrar o retorno das aulas para todos os alunos em Portugal, dizendo que era um "dia histórico".
Além das escolas, lojas com até 200 metros quadrados, restaurantes com servi?o ao ar livre, feiras e mercados sem comida, museus, monumentos, palácios, galerias de arte, entre outros lugares, podem reabrir ao público a partir de segunda-feira.
"Estamos aqui, simbolicamente, para dizer que este é um esfor?o conjunto, acreditando que é uma abertura para o futuro", mas que só será possível com respeito às regras de saúde pública diária e permanentemente, disse o presidente.
"Se correr bem, quando chegarmos a maio e depois a junho, já teremos ultrapassado aquilo que é o programa de desconfinamento", disse.
Como o mundo está lutando para conter a pandemia, a vacina??o está em andamento em alguns países com vacinas de coronavírus já autorizadas.
De acordo com as informa??es divulgadas pela Organiza??o Mundial da Saúde em 2 de abril, 269 vacinas candidatas ainda est?o sendo desenvolvidas globalmente - 85 delas em testes clínicos - em países como Alemanha, China, Rússia, Gr?-Bretanha e Estados Unidos.