A Dire??o-Geral da Saúde de Portugal (DGS) anunciou nesta quarta-feira a doa??o de 5.500 unidades de medicamentos antivirais Remdesivir para a índia.
"A índia solicitou a ativa??o do Centro de Coordena??o de Resposta a Emergências (CCRE) para lidar com a grave situa??o pandêmica que vem enfrentando, com Portugal expressando sua disposi??o de contribuir em solidariedade", disse a DGS em um comunicado.
O CCRE é o cora??o do Mecanismo de Prote??o Civil da Uni?o Europeia (UE). Ele coordena a presta??o de assistência a países atingidos por desastres, como itens de socorro, perícia, equipes de prote??o civil e equipamentos especializados.
O Remdesivir foi autorizado na UE para o tratamento da COVID-19.
A contagem da pandemia na índia atingiu 25.496.330 na quarta-feira, com 267.334 novos casos registrados nas últimas 24 horas, confirmou o Ministério da Saúde. O número de mortos subiu para 283.248, com mais 4.529 óbitos, o maior volume em 24 horas até agora, registrado desde a manh? de ter?a-feira.
O número de mortes na índia é o terceiro maior do mundo, depois dos Estados Unidos e do Brasil, mostra o Painel da COVID-19 da Organiza??o Mundial da Saúde.