O presidente de Brasil, Jair Bolsonaro, editou uma Medida Provisória (MP) que recria o Ministério do Trabalho e Previdência e nomeou Onyx Lorenzoni como titular da pasta. A medida foi publicada na edi??o desta quarta-feira do Diário Oficial da Uni?o.
O Ministério do Trabalho foi criado em 1930, mas no início do seu governo, em 2019, Bolsonaro extinguiu a pasta e suas fun??es foram incorporadas ao Ministério da Economia.
A mudan?a faz parte de uma minirreforma ministerial, que inclui altera??es na Secretaria-Geral da presidência e na Casa Civil.
Lorenzoni era ministro da Secretaria Geral desde fevereiro e seu lugar será ocupado pelo general da reserva Luiz Eduardo Ramos, até semana passada ministro chefe da Casa Civil, que agora será ocupada pelo senador Ciro Nogueira, do partido Progressistas (PP), que integra o grupo de partidos do chamado "centr?o".
De acordo com a MP, o Ministério do Trabalho e Previdência Social se encarregará de temas como Previdência, políticas para a gera??o de emprego e renda e para o apoio aos trabalhadores, para a moderniza??o das rela??es trabalhistas, inspe??o do trabalho, intermedia??o trabalhista, seguran?a e saúde no trabalho e registro de sindicatos, entre outros.
Lorenzoni nasceu no estado do Paraná, tem 66 anos, é filiado ao partido Democratas (centro-direita) e integra o governo desde que Bolsonaro assumiu em janeiro de 2019, tendo ocupado vários cargos.