Mais duas esta??es meteorológicas da China na Antártica come?aram a operar formalmente na quarta-feira (1o) para ajudar o país a obter dados de observa??o contínua e de longo prazo no continente, disse a Administra??o Meteorológica da China.
As duas esta??es automáticas, localizadas nas bases de pesquisa da Antártica da China, as esta??es Kunlun e Taishan, foram instaladas pelas equipes de expedi??o da China à Antártica em 2017 e 2012, respectivamente.
A opera??o da esta??o ajudará a observar a camada de gelo da Antártica e a avan?ar ainda mais na previs?o do tempo global, disse Wang Yi, vice-diretor do Escritório do Centro Meteorológico Mundial (Beijing).
A observa??o meteorológica contínua e de longo prazo no Pólo Sul pode aumentar a capacidade da China de monitorar e prever o tempo e o clima polares, apoiar expedi??es científicas e proteger o meio ambiente polar, disse o governo.
A China desenvolveu uma esta??o meteorológica automática de temperatura ultrabaixa de nova gera??o depois de inventar uma variedade de equipamentos e enviar membros da expedi??o à Antártica para testes de campo de observa??o desde 2010.
Em 2018, a China tornou-se o terceiro país, depois da Austrália e dos Estados Unidos, a realizar observa??es meteorológicas automáticas e contínuas nas áreas de ultrabaixa temperatura da Antártica.