Diagrama esquemático fornecido pelo Instituto de Arqueologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais mostra as ruínas de um antigo palácio da antiga cidade das dinastias Han (202 aC-220 dC) e Wei (220-265) em Luoyang, província de Henan, centro da China. (Foto: Instituto de Arqueologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais)
Arqueólogos encontraram três grandes cursos de água que datam das dinastias Wei e Jin (220-420) na província de Henan, no centro da China.
As antigas instala??es de conserva??o de água na cidade de Luoyang s?o três bueiros de pedra que correm lado a lado de sudoeste a nordeste, de acordo com uma equipe no local do Instituto de Arqueologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais.
"Embora a eleva??o inferior, escala e forma de alvenaria das três vias navegáveis sejam ligeiramente diferentes, elas s?o obviamente unificadas em planejamento e constru??o", disse Guo Xiaotao, vice-chefe da equipe.
Guo observou que documentos históricos indicam que esses cursos d'água foram usados como canais de desvio de água do lado de fora do antigo palácio em Luoyang, ao norte do palácio.
"Essas instala??es refletem as habilidades maduras dos projetos de conserva??o de água nas dinastias Wei e Jin, bem como a cogni??o da cidade antiga de planejamento, transforma??o e utiliza??o de recursos hídricos", disse Liu Tao, chefe da equipe.