Um porta-voz do Ministério das Rela??es Exteriores da China refutou na quarta-feira um relatório dos EUA contra a China, qualificando o documento como desinforma??o política, fabricada por um grupo de republicanos do Senado, carecendo de fundamento.
O porta-voz Zhao Lijian fez as declara??es em uma coletiva de imprensa, quando solicitado a comentar o alegado relatório divulgado por membros republicanos do Comitê de Seguran?a Interna e Assuntos Governamentais do Senado dos EUA. O documento refere que os funcionários da Reserva Federal dos EUA receberam contratos com programas de recrutamento de talentos chineses e foram solicitados a fornecer informa??es sobre a economia dos EUA, mudan?as nas taxas de juros e outras políticas.
"Parece que alguns políticos dos EUA devem estar sofrendo de 'China-fobia', ou delírio persecutório, e apresentam sintomas bastante graves. Observamos que a Reserva Federal enviou uma carta aos senadores interessados, expressando dúvidas e insatisfa??o com o conteúdo do relatório", disse Zhao. "Isso diz muito sobre a natureza do chamado relatório."