Os subsídios emitidos na compra de veículos elétricos (VE) na Lei de Redu??o da Infla??o dos EUA s?o discriminatórios e suspeitos de violar as regras da Organiza??o Mundial do Comércio (OMC), segundo um pronunciamento do Ministério do Comércio da China, emitido na quinta-feira.
As disposi??es relevantes, concedendo créditos fiscais para VEs na condi??o de montagem na América do Norte, discriminam outros produtos importados semelhantes e, como tal, s?o passíveis de violar os princípios da OMC de tratamento de na??o mais favorecida, disse o porta-voz do ministério, Shu Jueting, durante uma coletiva de imprensa.
Shu disse que a China está preocupada com a inten??o dos EUA e observa também que alguns outros membros também expressaram sérias preocupa??es.
Enquanto membro da OMC, os Estados Unidos devem implementar políticas de investimento relevantes de forma consistente com as regras da OMC e salvaguardar uma ordem comercial que defenda a concorrência leal, disse Shu.
A China continuará a acompanhar e avaliar a implementa??o subsequente da lei e tomará medidas para salvaguardar os direitos e interesses legítimos do país quando necessário, acrescentou o porta-voz do ministério.