A Organiza??o Mundial da Saúde (OMS) afirmou na segunda-feira (30) que a pandemia da Covid-19 ainda constitui uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional (ESPII), o nível de alerta mais alto da OMS.
O anúncio ocorreu em meio ao recente aumento de mortes semanais relatadas em todo o mundo. Após sua reuni?o de avalia??o trimestral sobre a pandemia da Covid-19 na sexta-feira (27), o Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS anunciou na segunda-feira que a Covid-19 continua a constituir uma ESPII, dado confirmado pelo Diretor-Geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus.
A Covid-19 continua sendo uma doen?a infeciosa perigosa com capacidade de causar danos substanciais aos sistemas de saúde, embora a pandemia pode estar se aproximando de um ponto de inflex?o, disse o comitê em comunicado.
Apesar da infe??o e da vacina??o aumentarem os níveis de imunidade da popula??o em todo o mundo e limitar o impacto da morbidade e mortalidade, "há dúvidas de que esse vírus continuará sendo um patógeno permanentemente estabelecido em humanos e animais no futuro previsível", avaliou o comitê.
Em seguida, pediu uma a??o de saúde pública de longo prazo que priorize a mitiga??o do impacto da Covid-19 na morbidade e mortalidade.
Enquanto isso, o comitê recomenda que os países alcancem 100% de cobertura vacinal de grupos de alta prioridade, melhorem a comunica??o de dados de vigilancia de SARS-CoV-2 à OMS e garantam a disponibilidade de contramedidas médicas a longo prazo, como vacinas contra Covid-19, diagnóstico e tratamentos terapêuticos.