As principais empresas industriais da China registraram forte recupera??o em seus lucros em agosto, subindo 17,2% em rela??o ao ano anterior, o mais recente sinal de uma recupera??o sustentada da segunda maior economia do mundo.
Depois de uma queda de 6,7% em julho e de 8,3% em junho, este crescimento robusto marca o primeiro aumento desde o segundo semestre de 2022, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pelo Departamento National de Estatísticas (DNE).
à medida que as políticas pró-crescimento do país continuaram a mostrar seu efeito no mês passado, a produ??o industrial teve uma recupera??o constante, com a melhora no impulso de lucros industriais, informou o estatístico do DNE Yu Weining.
Nos primeiros oito meses do ano, os lucros das principais empresas industriais com receita anual de pelo menos 20 milh?es de yuans (US$ 2,79 milh?es) atingiram 4,66 trilh?es de yuans, queda de 11,7% ano a ano, com o ritmo de declínio diminuindo 3,8 pontos percentuais em rela??o aos primeiros sete meses.
Das 41 categorias industriais monitoradas pelo órg?o, 30 apresentaram melhor desempenho em termos de lucros no período de janeiro a agosto.
O crescimento do lucro para a fabrica??o de equipamentos foi de 3,6% no período, acelerando ante o 1,7% registrado durante os primeiros sete meses e liderando a melhora geral, disse Yu, observando que todas as entidades empresariais registraram melhor desempenho.
O lucro combinado das empresas estatais do país caiu 16,5% ano a ano nos primeiros oito meses, com o ritmo de queda diminuindo 3,8 pontos percentuais em rela??o aos primeiros sete meses.
Os lucros de empresas financiadas por estrangeiros e empresas privadas caíram 11,1% e 4,6%, com o ritmo de quedas diminuindo 1,3 ponto percentual e 6,1 pontos percentuais, respectivamente, em rela??o ao período de janeiro a julho, conforme os dados do DNE.
Os dados divulgados nesta quarta-feira também confirmaram que a economia chinesa ganhou impulso significativo no mês passado. Isso ficou evidente por meio de vários indicadores positivos, incluindo forte produ??o fabril e melhora do sentimento do consumidor.