A primeira faculdade chinesa dedicada à pesquisa sobre o panda, na província de Sichuan, no sudoeste da China, que também é a terra natal destes animais, aceitou recentemente as primeiras matrículas, com 50 alunos previstos para cursar a nova especializa??o neste outono, de acordo com a China West Normal University (CWNU).
A faculdade da CWNU foi estabelecida em setembro passado pela Administra??o Florestal e de Pastagens de Sichuan. Trata-se da universidade mais antiga e mais influente no campo da ecologia do panda selvagem.
Um professor da faculdade, Wei Wei, disse que os alunos têm a oportunidade de fazer estágios e adquirir experiências práticas durante seus estudos universitários, participando em trabalhos relacionados à prote??o, cria??o e preven??o e controle de doen?as do panda gigante, de acordo com a Xinhua.
Muitos internautas elogiaram a faculdade por sua oportunidade única de interagir com estes animais. Alguns graduados expressaram também o desejo de regressar à faculdade e seguir esta nova especializa??o.
A faculdade deverá desempenhar um papel importante na prote??o do meio ambiente, restaura??o do habitat dos animais, na constru??o de um parque nacional de pandas, promo??o do crescimento da sua popula??o, facilita??o da reintrodu??o na natureza, entre outros.
A faculdade assinou acordos de coopera??o com o Centro de Conserva??o e Pesquisa do Panda Gigante da China, com a Base de Pesquisa de Cria??o de Panda Gigante de Chengdu e com várias reservas naturais nacionais, de acordo com a Xinhua.