A China espera que todas as partes envolvidas na crise da Ucrania participem do diálogo e da negocia??o e encontrem um plano de paz sustentável e duradouro que acomode suas respectivas preocupa??es, disse uma porta-voz nesta quarta-feira.
Mao Ning, porta-voz do Ministério das Rela??es Exteriores, fez as observa??es em uma entrevista coletiva regular ao comentar sobre a prontid?o da Ucrania em aceitar uma proposta dos Estados Unidos para um "cessar-fogo imediato e provisório de 30 dias" após conversa??es com uma delega??o dos EUA em Jeddah, na Arábia Saudita.
Desde o início da crise da Ucrania, a China tem defendido uma solu??o política por meio do diálogo e da negocia??o e tem feito esfor?os para promover a paz e o diálogo, de acordo com Mao.
Uma declara??o conjunta, emitida após horas de consulta entre funcionários de alto nível dos Estados Unidos e da Ucrania, apontou que a trégua poderia ser estendida por acordo mútuo, acrescentando que "os Estados Unidos comunicar?o com a Rússia que a reciprocidade russa é a chave para alcan?ar a paz".