Uma equipe internacional liderada por cientistas chineses realizou uma opera??o de comunica??o quantica segura entre mais de 12.900 quil?metros, entre a China e a áfrica do Sul.
Usando o micro-nano satélite Jinan-1 e esta??es terrestres compactas, esta nova inova??o na tecnologia quantica demonstra o potencial para comunica??o quantica segura em escala global.
Em uma estreia internacional, a equipe liderada pela Universidade de Ciência e Tecnologia da China habilitou a distribui??o de chaves quanticas (QKD) em tempo real entre o satélite e esta??es terrestres miniaturizadas — incluindo uma em Stellenbosch, áfrica do Sul.
Aproveitando esta conquista da engenharia, os cientistas chineses, em colabora??o com seus colegas da Universidade Stellenbosch, demonstraram com sucesso a comunica??o à prova de hackers de maior distancia entre os hemisférios até o momento.
O resultado foi publicado na quarta-feira no periódico Nature. O revisor do periódico elogiou-o como "uma conquista tecnicamente impressionante" que representa "um progresso considerável em dire??o a constela??es de nós confiáveis para servi?os QKD de satélite amplamente difundidos" e mostra "a maturidade da tecnologia QKD de satélite".