O governo brasileiro condenou nesta sexta-feira o ataque israelense ao Ir? e alertou para o risco de envolver todo o Oriente Médio em um conflito em larga escala, em nota divulgada pelo Ministério das Rela??es Exteriores
"O governo brasileiro condena firmemente e acompanha com grande preocupa??o a ofensiva aérea israelense lan?ada esta manh? contra o Ir?, em clara viola??o à soberania daquele país e ao direito internacional", afirmou o comunicado.
"Os ataques amea?am mergulhar toda a regi?o em um conflito em larga escala, com alto risco para a paz, a seguran?a e a economia mundial", alertou.
O Brasil instou a "todas as partes envolvidas a exercerem a máxima conten??o e a cessar imediatamente as hostilidades".
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou em uma mensagem de vídeo que o objetivo da opera??o em andamento é "atacar a infraestrutura nuclear do Ir?, as fábricas de mísseis balísticos do Ir? e as capacidades militares do Ir?" e "continuará enquanto for necessário".
Israel declarou estado de emergência em todo o país e ordenou o fechamento de suas embaixadas em todo o mundo.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, negou em comunicado que os Estados Unidos tenham facilitado ou participado do ataque "unilateral".