As autoridades de conserva??o da água anunciaram nesta segunda-feira a inunda??o número 1 entre os principais rios da China em 2025 ocorrida no Rio Luanhe, localizado na bacia do Rio Haihe, no norte da China.
Devido às fortes chuvas recentes, o Rio Luanhe vem registrando um aumento nos níveis de água. às 4h30 da manh? de segunda-feira, a taxa de entrada no Reservatório de Panjiakou, no fluxo principal do Rio Luanhe, subiu para 2.270 metros cúbicos por segundo, de acordo com a Comiss?o de Conserva??o de água do Rio Haihe do Ministério dos Recursos Hídricos.
Com base nos padr?es relevantes, isso marca a ocorrência da primeira inunda??o de 2025 para o Rio Luanhe - também a primeira para todos os principais rios do país em 2025.
Uma taxa máxima de entrada de cerca de 4.000 metros cúbicos por segundo é esperada no Reservatório de Panjiakou na noite desta segunda-feira.
Beijing, também localizada na bacia do Rio Haihe, tem experimentado fortes chuvas nos últimos dias. Chuvas torrenciais, notavelmente, resultaram na evacua??o de mais de 3.000 residentes no distrito suburbano de Miyun, em Beijing.
A China tem numerado inunda??es desde 1998. Essa prática permite lembrar o público sobre quais rios est?o inundando e aumentar a conscientiza??o pública sobre a preven??o do risco de inunda??es. Também alerta os departamentos de controle de inunda??es sobre o risco potencial de falhas em aterros e a necessidade de fortalecer as patrulhas e inspe??es de aterros e trabalhos de preven??o de inunda??es.