O ministro das Rela??es Exteriores da China, Wang Yi, reuniu-se nesta quarta-feira com o ministro das Rela??es Exteriores e Comércio da Hungria, Peter Szijjarto, que está na China para participar das comemora??es do 80o aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agress?o Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial.
Wang, também membro do Bir? Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, disse que, sob a orienta??o estratégica dos dois chefes de Estado, as rela??es entre a China e a Hungria est?o no seu melhor momento na história.
A coopera??o bem-sucedida entre os dois países demonstra que a China e a Europa s?o parceiras em vez de rivais, disse Wang, acrescentando que a amizade entre a China e a Hungria é um exemplo para a China e a Europa aumentarem a confian?a mútua e expandirem a coopera??o.
Por sua vez, Szijjarto disse que a Hungria aprecia muito a China por sempre estar do lado da paz e desempenhar um papel chave na promo??o da paz e da estabilidade mundiais. A China é a parceira de coopera??o mais importante da Hungria, e o lado húngaro espera aprofundar ainda mais suas rela??es com a China.
A coopera??o entre a Europa e a China traz oportunidades em vez de riscos, e considerar a China como um rival sistêmico é o maior erro de julgamento, observou Szijjarto, acrescentando que o lado húngaro está disposto a desempenhar um papel construtivo na promo??o do desenvolvimento das rela??es Europa-China.