O presidente russo, Vladimir Putin, e o líder máximo da República Popular Democrática da Coreia, Kim Jong-un, encontraram-se para conversas bilaterais em Beijing na quarta-feira (3).
Os dois líderes se encontraram formalmente na Casa de Hóspedes Estatal de Diaoyutai, após participarem de um desfile militar na capital chinesa que marcou o 80o aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agress?o Japonesa (1931-45) e na Guerra Mundial Antifascista.
Putin e Kim viajaram de uma recep??o formal para as negocia??es no mesmo carro, informou o Kremlin numa publica??o nas redes sociais.
Após uma reuni?o bilateral entre as delega??es russa e da RPDC, os dois líderes tiveram uma reuni?o individual, informou o Kremlin.
Putin também convidou Kim a visitar a Rússia novamente, após a última visita do líder da RPDC ao país em 2023.
Em seu discurso, Kim afirmou que a coopera??o entre Pyongyang e Moscou se "fortaleceu significativamente" desde que os dois países assinaram um pacto de parceria estratégica em junho do ano passado, durante uma cúpula na capital da RPDC.
Os líderes se despediram calorosamente após as conversas de duas horas e meia, informou a agência de notícias russa TASS.
"Até breve", disse Kim por meio de um intérprete, abra?ando Putin em despedida.
"Estamos esperando por você, venha nos visitar", respondeu Putin.