
A designa??o do dia 25 de outubro como o Dia da Comemora??o da Restaura??o de Taiwan e as atividades comemorativas realizadas em nível nacional para marcar o 80o aniversário da restaura??o de Taiwan à China refletem plenamente a vontade do povo e do Estado, disse uma porta-voz da parte continental nesta quarta-feira.
Zhang Han, nova porta-voz do Departamento dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado, disse em uma coletiva de imprensa que as últimas medidas servem como uma defesa poderosa do fato histórico da restaura??o de Taiwan à pátria, o que guiará os compatriotas através do Estreito de Taiwan a herdar e promover a tradi??o patriótica, além de inspirar todo o povo chinês a se unir na luta pela reunifica??o e revitaliza??o da na??o.
O assunto de Taiwan diz respeito aos interesses centrais da China e aos sentimentos nacionais do povo chinês, observou Zhang, enfatizando a responsabilidade do país de ajudar os compatriotas dos dois lados do Estreito de Taiwan a lembrar a história e defender a paz, bem como buscar benefícios e bem-estar para eles.
"Também é nossa responsabilidade ajudar os compatriotas em Taiwan a reconhecer claramente o fato histórico e jurídico de que os dois lados do Estreito pertencem a uma só China, a perceber a natureza das for?as separatistas da 'independência de Taiwan' de trazer desastre para Taiwan e a compreender a inevitabilidade histórica da reunifica??o nacional", disse Zhang.
A porta-voz prometeu esfor?os para continuar aderindo ao princípio de Uma Só China, opor-se resolutamente às atividades separatistas que buscam a 'independência de Taiwan' e à interferência das for?as externas, respeitar e beneficiar os compatriotas em Taiwan, aprofundar os intercambios e a coopera??o através do Estreito, promover o desenvolvimento integrado e compartilhar as oportunidades e conquistas da moderniza??o chinesa.
"Trabalharemos em conjunto com os compatriotas em Taiwan para promover o desenvolvimento pacífico das rela??es através do Estreito e contribuir para a grande causa da reunifica??o e da revitaliza??o da na??o", acrescentou Zhang. Fim