
O Ministério do Comércio da China anunciou na última sexta-feira a suspens?o de algumas das medidas de controle de exporta??o que foram anunciadas em 9 de outubro, com a suspens?o entrando em vigor imediatamente e devendo permanecer em vigor até 10 de novembro de 2026.
A suspens?o se aplica a medidas divulgadas em seis anúncios específicos, a maioria das quais está relacionada a controles de exporta??o de terras raras.
Quatro anúncios foram emitidos conjuntamente pelo Ministério do Comércio e pela Administra??o Geral das Alfandegas, nomeadamente os anúncios no 55 de 2025, no 56 de 2025, no 57 de 2025 e no 58 de 2025. Eles cobrem controles de exporta??o de materiais superduros, baterias de lítio, materiais de anodo de grafite sintético, equipamentos e matérias-primas relacionados a terras raras e cinco elementos de terras raras médios e pesados, incluindo hólmio.
Dois foram emitidos pelo Ministério do Comércio, nomeadamente os anúncios no 61 de 2025 e no 62 de 2025, envolvendo controles de exporta??o de certos itens de terras raras relacionados ao exterior e tecnologias relacionadas a terras raras.