A Bordo de Navio Xiangyanghong 09, 8 mai (Xinhua) -- Jiaolong, submersível tripulado da China, explorou correntes de turbidez no Mar do Sul da China no sábado.
Com uma profundidade máxima de 2.980 metros, Jiaolong ficou submerso por nove horas e 54 minutos em seu sétimo mergulho na segunda fase de 38a expedi??o científica oceanica da China, que acontecerá até 13 de maio.
Três tripulantes do submarino conduziram pesquisas e coleta de amostra e mediu parametros ambientais. Eles trouxeram amostras de sedimento e água do mar próxima ao fundo do mar e tiraram fotografias e vídeos de alta defini??o.
Xu Jingping, professor da Universidade de Oceano da China, disse que a China come?ou pesquisas em correntes de turbidez, principal desafio em geosciência, relativamente tarde.
"O mergulho nos ajudou a obter evidências das características topográficas e sedimento de correntes de turbidez modernas no nordeste do Mar do Sul da China. Ele enriqueceu nosso entendimento científico de turbidez de canyon na regi?o e forneceu importantes dados e apoio técnico para pesquisa futura", disse Xu.
A 38a expedi??o científica oceanica come?ou em 6 de fevereiro. Jiaolong completou um mergulho no Oceano índico do noroeste no início deste ano como parte da primeira fase da miss?o. Ele também conduzirá pesquisas nas Trincheiras de Yap e de Mariana na terceira fase.
![]() |