Beijing, 4 jul (Xinhua) -- Um total de 367 juízes do Supremo Tribunal Popular (STP), incluindo o presidente do STP, Zhou Qiang, fizeram juramento na segunda-feira como parte de sua reelei??o em uma reforma judicial para promover sele??o profissional de tribunal.
Entre os 367 juízes, com idade média de 47 anos, 119 possuem doutorado e 205, mestrado.
Com 22 anos de trabalho judicial, em média, os juízes dedicaram-se a tratar casos complexos ou elaborar importantes interpreta??es judiciais, segundo uma nota do STP.
Estes juízes foram selecionados por um comitê de sele??o composto por representantes do governo central, especialistas, juízes, procuradores e o público, segundo Xu Jiaxin, diretor do departamento político do STP.
Anteriormente, o sistema de sele??o e administra??o judiciais da China tomou como referência o sistema de administra??o de funcionários públicos, que n?o se adapta bem às características profissionais.
Com o rápido aumento de casos judiciais e novos tipos de crime, vários tribunais locais est?o com sobrecarga de trabalho e escassez de juízes competentes. Em média, um juiz em uma regi?o desenvolvida no leste do país trata 300 casos por ano.
Para resolver o problema, a China tomou medidas para fomentar uma equipe legal forte, incluindo melhoras no padr?o profissional, estabelecimento de um mecanismo de sele??o para juízes, assim como o estímulo de intercambios entre profissionais jurídicos e pesquisadores relacionados.
Até o final de junho de 2017, tribunais em toda a China selecionaram mais de 120 mil juízes competentes, segundo Xu.
"Depois de anos de reforma judicial, a administra??o de pessoal em tribunais tornou-se mais científica, com 85% das pessoas trabalhando na linha de frente para tratar casos", concluiu.