Oslo, 20 nov (Xinhua) -- A primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, esperava que a Turquia aceite as desculpas de seu país depois que líderes turcos apareceram como "inimigo" em um exercício militar da OTAN no país nórdico, informou o radiodifusor público NRK.
No entanto, se a Turquia quiser falar mais sobre o evento, a Noruega estará aberta para isso, disse Solberg, acrescentando que a rela??o entre a Noruega e a Turquia n?o está em crise e é "boa".
"Nós somos claros em rela??o à Turquia, e para nós eles s?o claros. Agora espero que aceitem nossas desculpas, para que possamos seguir em frente," disse a primeira-ministra.
Na sexta-feira, a Turquia anunciou a retirada de 40 tropas turcas do exercício da OTAN no Centro Conjunto de Guerra em Stavanger, Noruega, depois do nome do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e do retrato do fundador da República Turca, Mustafa Kemal Ataturk, serem usados ??como “inimigos".
Após o incidente, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, e o ministro da Defesa da Noruega, Frank Bakke-Jensen, pediram desculpas à Turquia, dizendo que a mensagem foi redigida por um norueguês contratado para trabalhar na equipe durante o exercício e o indivíduo foi demitido imediatamente.
Erdogan disse no sábado que o incidente é "um reflexo de um ponto de vista distorcido que vimos na OTAN por um tempo" e o assunto "n?o pode ser abordado com uma simples desculpa".