Pesquisadores chineses desenvolveram "telas têxteis" feitas de tecido eletr?nico inteligente.
Pesquisadores chineses integraram a fabrica??o de dispositivos de tela de exibi??o com o processo de tecelagem, levando a tecnologia do vestuário um passo adiante.
Feito de tecido eletr?nico inteligente, a "tela têxtil" pode funcionar de forma semelhante a uma tela por meio do qual as pessoas podem pesquisar informa??es, enviar e receber mensagens.
Os têxteis possuem uma trama condutora e fibras de urdidura luminescentes, capazes de formar unidades eletroluminescentes em escala micrométrica nos pontos de contato trama-urdidura.
Durante expedi??es polares científicas ou explora??es geológicas, um toque na roupa macia exibirá as informa??es de localiza??o em tempo real, e a navega??o mapeada poderá ser guiada por ela.
Pessoas com dificuldades de fala podem se comunicar e se expressar de forma eficiente e conveniente vestindo roupas com “telas têxteis”.
O tecido inteligente é flexível e respirável e resiste a lavagens repetidas na máquina de lavar, tornando-o adequado para aplica??es práticas, disse o professor Peng Huisheng da Universidade Fudan, que liderou a equipe de pesquisa.
Espera-se que este tecido promova a rápida integra??o e desenvolvimento da manufatura têxtil tradicional e a Internet das Coisas, intera??o homem-computador, big data e inteligência artificial, disse Peng.
Os resultados da pesquisa foram publicados online na revista Nature na quinta-feira (11).