A China disse na quinta-feira que apoia firmemente a promo??o das conversas de paz sobre Mianmar segundo as maneiras da ASEAN, e apoia a realiza??o de uma reuni?o especial de líderes da ASEAN para mediar a situa??o nesse país o mais cedo possível.
O conselheiro de Estado e ministro das Rela??es Exteriores chinês, Wang Yi, fez a declara??o ao reunir-se com a imprensa junto com seu homólogo malasiano, Hishammuddin Hussein, na cidade de Nanping, na Província de Fujian.
Wang disse esperar que as partes relevantes de Mianmar devem buscar os interesses de longo prazo do país e da na??o, iniciar o diálogo e consultas o mais cedo possível, superar as divergências sob a constitui??o e o quadro jurídico, e avan?ar constantemente no processo de transforma??o democrática arduamente conquistada.
Pedindo que todas as partes relevantes mantenham a conten??o, a China e a Malásia concordaram que a comunidade internacional deve defender a norma básica de n?o interferência nos assuntos internos, e criar um bom ambiente para a reconcilia??o política doméstica em Mianmar.