Um estudo recente constatou que a primeira vacina contra o papilomavírus humano (HPV) desenvolvida pela China, a Cecolin, pode oferecer às mulheres adultas imunidade total contra dois tipos de HPV.
Um grupo de pesquisadores chineses analisou os dados de 66 meses de acompanhamento de consultas, como parte do ensaio clínico da fase 3 da vacina bivalente, e descobriu que sua eficácia contra les?es genitais de alto grau, sintomas típicos de cancer cervical, chegou a 100%.
Além disso, a vacina recombinante contra o HPV tipo 16/18 produzida com Escherichia coli alcan?ou uma eficácia de 97% contra infec??es persistentes de HPV, de acordo com o estudo publicado na revista Lancet Infectious Diseases.
O ensaio clínico incluiu 7.372 mulheres saudáveis de 18 a 45 anos, sendo 3.689 no grupo vacinado e 3.683 no grupo de controle. A incidência cumulativa no grupo vacinado foi visivelmente menor do que no grupo de controle, segundo o estudo.
A Cecolin é desenvolvida conjuntamente pela Universidade de Xiamen e pela Xiamen Innovax, tornando a China o terceiro país do mundo a alcan?ar um fornecimento independente de vacina contra o cancer do colo do útero, depois dos Estados Unidos e do Reino Unido. A vacina recebeu a pré-qualifica??o da Organiza??o Mundial da Saúde em outubro de 2021.