A porta-voz do Ministério das Rela??es Exteriores da China, Mao Ning, respondeu ao recente escandalo sobre o abuso de trabalhadores chineses na fábrica brasileira da BYD numa coletiva de imprensa regular na quarta-feira (25).
"A Embaixada e o Consulado da China no Brasil est?o mantendo comunica??o com o lado brasileiro para verificar a situa??o e tratá-la adequadamente. O que quero enfatizar é que o governo chinês sempre atribuiu grande importancia à prote??o dos direitos e interesses legítimos dos trabalhadores e exige que as empresas financiadas pela China operem de acordo com as leis e regulamentos", disse Mao Ning.
Autoridades brasileiras disseram na ter?a-feira (24) que o Brasil resgatou mais de 160 trabalhadores chineses que trabalhavam em condi??es adversas do canteiro de obras da nova fábrica de carros elétricos da BYD no Brasil.
De acordo com relatos da mídia, a BYD disse em comunicado no exterior que havia cortado rela??es com a empresa terceirizada envolvida, a China Jinjiang Construction Brazil Ltda, e continuava comprometida em “cumprir integralmente as leis brasileiras”.